Professor: Vagner
Alunos:Dário, Eliane, Gleice, Pedro João, Roberta e Viviane
O professor com pensamento idutivo (observação-teoria) lança hipóteses de desperta a curiosidade nos alunos para desvendar as perguntas levantadas pelo grupo como: Por que adicionar suco de limão evita escurecimento das frutas? Como é o processo do óleo virar em sabão? Então, através dessas suposições realizaram-se experimentos no laboratório partindo dos conhecimentos prévios e popular conhecido pelos alunos foi-se desvendado com a prática no laboratório a resposta para cada uma das perguntas.
O primeiro experimento realizado no laboratório foi utilizar dois kitassato mais uma mangueira entre eles para verificar os gás desprendido pela mangueira e chegando até a banana fazendo com que a mesma escurecer-se devido a grande quantidade de oxigênio liberado pela reação com o peróxido.
Segundo experimento foi com a solução com água, álcool e iodo a 2%, essa solução serve como indicador ácido-base. Com auxílio da conta-gotas colocou-se quatro gotas da tintura de iodo sobre uma fatia de batata inglesa, uma rodela banana e um pequeno pedaço de papel. Com isso, verificou-se que houve um escurecimento devido ao amido existente na banana e na batata. Já o papel contém celulose.
Amido (maisena) solúvel mais iodo fica azul. O indicador para amido é iodo.
Se quiser caracterizar amido em alimentos o que deve usar? TIntura de Iodo, se existir ficará azul.
Qual é a semelhança que a celulose (papel) tem com amido?
TIntura de Iodo para sensibilizar amido e carboidrato
Colocou suco de limão na água de amido.