terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA COM OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA NO CURSO DE FÉRIAS DO ESPAÇO CIÊNCIAS (REALIZADO NA UFRPE) 19.01.2011

GRUPO 1

TUTOR: CLEITON LUÍS (PROFESSOR DE MATEMÁTICA; BOLSISTA DO PIBID 1 ANO E 6 MESES; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 8º PERÍODO - UFRPE)

__________________________________________________
QUESTIONÁRIO COM O TUTOR

- QUANTIDADE DE ALUNOS - 4

- QUANTIDADE DE DESISTÊNCIA - NENHUM

- O QUE LEVOU A PENSAR NESTE TEMA?

R= DISCUSSÃO DE LEVAR NOVAS PROPOSTAS PARA A SALA DE AULA ENVOLVENDO O COTIDIANO.

- O QUE MARCOU NO GRUPO, QUE LEVARÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL?

R=COMPANHEIRISMO DA EQUIPE E O TRABALHAR COM AS COISAS DO COTIDIANO.

- QUAL FOI A INTERAÇÃO DO GRUPO? R= SATISFATÓRIA

________________________________________________________

TEMA: VIVENDO E DESCOBRINDO OS DESAFIOS DA MATEMÁTICA

  • MATEMÁTICA NO COTIDIANO
  • CPF
  • CALENDÁRIO PERMANENTE
  • TABLÓIDES
  • CONTA DE LUZ

MARINALVA GONÇALVES ( PROFª MATEMÁTICA ), ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA; TRABALHA 28 ANOS NA REDE PÚLICA; RESIDE EM OLINDA

ELIZANGELA RIBEIRO ( PEDAGOGA ), ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSOS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE PESSOAS; TRABALHA 10 ANOS NA REDE PÚBLICA 1º E 5º ANO; RESIDE EM OLINDA

ANA GLAUCIA ( PROFª PEDAGOGA ), TRABALHA 9 ANOS NA REDE PÚBLICA COM ALUNOS DE 1ª AO 5ª ANO; ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR.


VALTER RAMOS (PROF DE MATEMÁTICA), TRABALHA 6 ANOS NA REDE PÚBLICA (ENSINO MÉDIO); ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
______________________________

PONTOS POSITIVOS DO GRUPO:

- NOVAS DESCOBERTAS

- ESTRUTURA DO CURSO

- RECEPÇÃO ORGANIZADA

- TUTORES EXCELENTES

_____________________________

PONTOS NEGATIVOS DO GRUPO:

- SANITÁRIO

- REDUÇÃO DA BOLSA

- DESISTÊNCIA DE ALGUNS PROFISSIONAIS

________________________________

GRUPO 2

TUTORES: RAABE (PROFESSORA DE MATEMÁTICA; BOLSISTA DO PIBID 1 ANO E 6 MESES; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 8º PERÍODO - UFRPE)

JEFERSON (PROFESSOR DE MATEMÁTICA; NÃO É BOLSISTA; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 8º PERÍODO - UFRPE)

__________________________________________________
QUESTIONÁRIO COM O TUTOR

- QUANTIDADE DE ALUNOS - 4

- QUANTIDADE DE DESISTÊNCIA - 1 MIGROU PARA O GRUPO 4

- O QUE LEVOU A PENSAR NESTE TEMA?

R= NÃO SABE, PORQUE O MESMO CHEGOU ATRASADO E O TEMA JÁ SE ENCONTRAVA ESCOLHIDO PELOS DEMAIS INTEGRANTES DO GRUPO.

- O QUE MARCOU NO GRUPO, QUE LEVARÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL?

R= A IMPORTÂNCIA DO TEMA, DE LEVAR A MATEMÁTICA DO COTIDIANO PARA A SALA DE AULA.

- QUAL FOI A INTERAÇÃO DO GRUPO?

R= SATISFATÓRIA, PROFESSORES BASTANTE EMPENHADOS E CURIOSOS PARA DESVENDAR O TEMA ESCOLHIDO.

________________________________________________________

TEMA: O NÚMERO COMO FORMA DE IDENTIFICAÇÃO

  • CÓDIGO DE BARRAS
  • CÓDIGOS ALFA-NUMÉRICOS E NUMÉRICO
  • CPF E OUTROS CÓDIGOS DE IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS E PRODUTOS

MISSILEIDE MARTINS (PROFª MAT.), RESIDE EM ITAMARACÁ, TRABALHA TRÊS ANOS NA ESCOLA PÚBLICA COM MATEMÁTICA DO 5ª AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO E FÍSICA NO 1º ANO. ESTAR CURSANDO ESPECIALIZAÇÃO EM :EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PRETENDE FAZER MESTRADO.


ROSILDA MARIA (PEDAGOGA), RESIDE EM OLINDA, TRABALHA NOVE ANOS NA ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO PRIMÁRIO.


OTACÍLIO BARBOSA ( PROFª MATEMÁTICA ),TRABALHA 10 ANOS NA REDE PÚLICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO;RESIDE EM PAULISTA

_____________________________

PONTOS POSITIVOS DO GRUPO:

- INTERAÇÃO DO GRUPO

- HABILIDADES COM OUTRAS ÁREAS

- NOVAS IDÉIAS, VONTADE DE DESCOBRIR COISAS NOVAS

- INTERPRETAÇÃO DO CÓDIGO DE BARRA

- O CURSO APRIMOROU OS CONHECIMENTOS

- O TEMA AJUDOU A APRIMORAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA UM CONHECIMENTO MAIS AMPLO SOBRE O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES.
_____________________________

PONTOS NEGATIVOS DO GRUPO:

- SANITÁRIO

- REDUÇÃO DA BOLSA

- DESISTÊNCIA DE ALGUNS PROFISSIONAIS

________________________________

GRUPO 3

TUTOR: FÁBIO RODRIGUES (PROFESSOR DE MATEMÁTICA; BOLSISTA DO PIBID 1 ANO E 6 MESES; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 8º PERÍODO - UFRPE)

_________________________________________________
QUESTIONÁRIO COM O TUTOR

- QUANTIDADE DE ALUNOS - 6

- QUANTIDADE DE DESISTÊNCIA - 2

- O QUE LEVOU A PENSAR NESTE TEMA?

R= PENSOU EM CALCULAR ÁREAS DE FIGURAS NAO MUITO COMUMENTE USADAS. COMO EXEMPLO: UMA FOLHA DE LICÔNEA (MEDIDA)

- O QUE MARCOU NO GRUPO, QUE LEVARÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL?

R=A PERSISTÊNCIA E O PROFISSIONALISMO DOS PROFESSORES QUE ESTÃO NO GRUPO

- QUAL FOI A INTERAÇÃO DO GRUPO?

R= SATISFATÓRIA COM OS FINALISTAS DO GRUPO.
________________________________________________________

TEMA: GEOMETRIA NO COTIDIANO

  • COMO CALCULAR A ÁREA ESTIMADA DOS ELEMENTOS DA NATUREZA?
  • ESTIMATIVA DE QUANTIDADE DE PESSOAS EM DETERMINADO EVENTO

HELEN AURELIANO (PROFª BIOL.), RESIDE EM RECIFE, TRABALHA QUATRO ANOS NA REDE ESTADUAL COM BIOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. ESTAR CURSANDO ESPECIALIZAÇÃO EM : GESTÃO AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA. PRETENDE FAZER MESTRADO.


EDITE JOVINA (PEDAGOGA), RESIDE EM PAULISTA, TRABALHA VINTE ANOS NA REDE MUNICIPAL NO ENSINO PRIMÁRIO (DO 1º AO 5º ANO); TRABALHA HÁ DOIS ANOS NO ESTADO NA 5ª E 6ª SÉRIE ENSINANDO DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR.


KELI CRISTINA ( PROFª BIOLOGIA ),TRABALHA 10 ANOS NA REDE ESTADUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO;RESIDE EM IGARASSU;ESPECIALIZAÇÃO EM OCEANOGRAFIA


SELMA MARIA ( PROFª QUÍMICA ),TRABALHA 20 ANOS NA REDE ESTADUAL NO ENSINO MÉDIO; RESIDE EM OLINDA; ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA; NÃO TEM MESTRADO
_____________________________

PONTOS POSITIVOS DO GRUPO:

- OPORTUNIDADE DE COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS

- PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

- OPORTUNIDADE E CONHECER PESSOAS NOVAS

- NOVAS TÉCNICAS DE LEVAR OS CONTEÚDOS PARA A SALA DE AULA

- TRAZER OS ALUNOS PARA CONHECER O ESPAÇO CIÊNCIAS

- MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL

____________________________

PONTOS NEGATIVOS DO GRUPO:

- SANITÁRIO

- REDUÇÃO DA BOLSA

- DESISTÊNCIA DE ALGUNS PROFISSIONAIS

- GANHAR ALIMENTAÇÃO

________________________________


GRUPO 4

TUTOR: ISABELLY CRISTINA (PROFESSORA DE MATEMÁTICA; NÃO É BOLSISTA; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 4º PERÍODO - UFRPE; )

_________________________________________________
QUESTIONÁRIO COM O TUTOR

- QUANTIDADE DE ALUNOS - 7

- QUANTIDADE DE DESISTÊNCIA - NENHUM

- O QUE LEVOU A PENSAR NESTE TEMA?

R= OS PROFESSORES QUERIAM LEVAR A REALIDADE QUE ELES VIVEM NA ESCOLA PÚBLICA UTILIZANDO A MATEMÁTICA.

- O QUE MARCOU NO GRUPO, QUE LEVARÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL?

R=COM UNIÃO E A DETERMINAÇÃO, PODEMOS MUDAR A REALIDADE DA EDUCAÇÃO EM GERAL, COM ÊNFASE NO BRASIL.

- QUAL FOI A INTERAÇÃO DO GRUPO?

R= SATISFATÓRIA
________________________________________________________

TEMA: OS NÚMEROS QUE NUTREM

  • COMO TRANSFORMAR A MERENDA ESCOLAR EM NÚMEROS?

WELLINGTON GEMINO (PROFª MATEMÁTICA.), RESIDE EM JARDIM BRASIL/OLINDA, TRABALHA SEIS ANOS NA REDE PÚBLICA. TRABALHA COM O ENSINO FUNDAMENTAL, EJA E ENSINO MÉDIO INTEGRAL. ESPECIALIZAÇÃO EM: MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO. PRETENDE FAZER MESTRADO.


GEISA MACAMBIRA (PEDAGOGA), RESIDE EM OLINDA, TRABALHA VINTE E TRÊS ANOS NA REDE MUNICIPAL NO ENSINO PRIMÁRIO (DO 1º AO 5º ANO); ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DAS AMÉRICAS, PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL. MESTRADO EM CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO


DIONE MARIA ( PROFª BIOLOGIA),TRABALHA 8 ANOS NA REDE ESTADUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL; RESIDE EM OLINDA; ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA


LANA CLÁUDIA ( PROFª PORTUGUÊS ),TRABALHA 10 ANOS NA REDE ESTADUAL NO FUNDAMENTAL E MÉDIO; RESIDE EM OLINDA; ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA; 2ª GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA


EZIO FERREIRA ( PROF. MATEMÁTICA ), TRABALHA 6 ANOS NA REDE ESTADUAL NO FUNDAMENTAL E MÉDIO; RESIDE EM OLINDA; NÃO TEM ESPECIALIZAÇÃO; CURSOS EM FORMAÇÃO CONTINUADA; MÍDIAS NA EDUCAÇÃO; INTERNET NA SALA DE AULA; NOVOS TALENTOS DO ESPAÇO CIÊNCIAS; TUTOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


JACICLEIDE PAULINO ( PROFª MATEMÁTICA ),TRABALHA 5 ANOS NA REDE ESTADUAL NO FUNDAMENTAL E MÉDIO; RESIDE EM SANTA MARIA DA BOA VISTA; ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; NÃO TEM MESTRADO


PRISCILA DAMASCENA ( PEDAGOGA ),TRABALHA 1 ANO E 6 MESES NA REDE MUNICIPAL NO ENSINO PRIMÁRIO (POLIVALENTE); ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS; RESIDE EM PAULISTA; NÃO TEM MESTRADO

____________________________

PONTOS POSITIVOS DO GRUPO:

- TRABALHAR A MATEMÁTICA DE FORMA MAIS LÚDICA

- A CRIATIVIDADE DO GRUPO

- APRENDIZAGEM DE COMO MELHORAR O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL FACILITANDO ASSIM O CONHECIMENTO DOS ALUNOS

- PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

- UNIÃO

- MONITORES EXCELENTES

____________________________

PONTOS NEGATIVOS DO GRUPO:

- A DISTÂNCIA DO ESPAÇO CIÊNCIAS PARA A UFRPE

- ATRASO DA BOLSA

- REDUÇÃO DE BOLSA

- NÃO TEM OPÇÕES DE ÔNIBUS

- NÃO TEM ALIMENTAÇÃO

________________________________

FUNÇÃO DA PETIANA: OBSERVADORA (REPÓRTER)

FUNÇÃO DA PETIANA: OBSERVADORA (REPÓRTER) (17.01.2011 a 28.01.2011)


O CURSO O QUAL PARTICIPEI FOI O DE MATEMÁTICA COM A PROFESSORA MÁRCIA PRAGNA ( COORDENADORA DO CURSO DE MATEMÁTICA).

A MINHA FUNÇÃO NO GRUPO FOI DE OBSERVADORA E REPÓRTER ( ENTREVISTADORA), COM ESSA FUNÇÃO ENTREVISTEI OS PROFESSORES E OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA POR GRUPO.


A PRIMEIRA SEMANA DO CURSO FOI COM OS PROFESSORES, ONDE ELES TERIAM QUE SE SEPARAR EM GRUPO E TRABALHAR O TEMA PROPOSTO POR ELES. O CURSO INICIOU COM DEZESSEIS PROFISSIONAIS E TERMINOU COM QUATORZE.

CURSO DE FÉRIAS ESPAÇO CIÊNCIAS

EU, ROBERTA, PARTICIPEI DO CURSO DE FÉRIAS DO ESPAÇO CIÊNCIAS NO PERÍODO DE 17-01-11 A 28-01-11.

O OBJETIVO DO ESPAÇO CIÊNCIAS, SEGUNDO PAVÃO, A PARTIR DAS PERGUNTAS SE LEVANTARIA HIPÓTESES E RESPOSTAS, DESCOBRINDO ASSIM ALGUMAS EXPLICAÇÕES SOBRE A CIÊNCIA.
POR EXEMPLO: POR QUE A LUZ ESTÁ ACESA? POR QUE O SOL ESTÁ BRILHANDO?
POR QUE AS PESSOAS ANDAM? QUEM VAI DESCER PRIMEIRO A CHAVE OU A FOLHA?
ATRAVÉS DESSAS PERGUNTAS, PROFESSORES E ALUNOS TERIAM QUE FORMULAR SUAS RESPOSTAS.

A LEI DO GRANDE GALILEU GALILEI DIZIA: NA ITÁLIA EM 1580, ELE VIU QUE A TORRE DE PISA ERA INCLINADA, ONDE SUBIU E PEGOU UM CORPO DE 10Kg E OUTRO DE 1Kg E SOLTOU OBSERVANDO QUE OS DOIS CHEGAVAM AO MESMO TEMPO NO CHÃO. O TEMPO DE QUEDA INDEPENDE DA MASSA DOS OBJETOS (PROPRIEDADE INTENSIVA). PODE SER UMA BOLA DE PAPEL, UMA CHAVE, UMA TONELADA, O QUE VAI DEPENDER É A FORÇA QUE A TERRA ATRAI OS CORPOS.

O QUE TEM QUE PERCEBER É QUE O MUNDO É UM LABORATÓRIO, ELE NOS OFERECE MUITAS ALTERNATIVAS. É ESSE O OBJETIVO DO CURSO:

- QUAL VAI SER AS OUTRAS EXPERIÊNCIAS QUE IRÃO SAIR DESTE CURSO

- AGUÇAR A CURIOSIDADE DOS PROFESSORES E ALUNOS E TREINÁ-LOS NA METODOLOGIA CIENTÍFICA QUE SERVE PARA INVESTIGAR FENÔMENOS DA NATUREZA.

- ELABORAR SEMPRE PERGUNTAS, FORMULANDO UMA HIPÓTESE E TESTANDO-A FAZENDO EXPERIÊNCIAS.

ESSE MÉTODO DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO É O QUE DESEJA O CURSO DE FÉRIAS. OS ALUNOS SERÃO COMO TESTEMUNHAS DOS PROFESSORES PARA TRABALHAR COM ESSAS IDÉIAS INOVADORAS NA SALA DE AULA, TRANSMITINDO ASSIM PARA OS COLEGAS QUE NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE ESTAR NO CURSO.
PORTANTO, O IMPORTANTE É PESQUISAR E NÃO APENAS ABSORVER O QUE ALGUÉM ESTAR DIZENDO, PORQUE PODE SER UMA MENTIRA.

REUNIÃO PET-CONEXÕES 3ª

ESSA REUNIÃO FOI REALIZADA NO DIA 12-01-11.

FOI DISCUTIDO DURANTE A REUNIÃO SOBRE O CURSO DE FÉRIAS QUE IRIA INICIAR NO DIA 17.01.2011 a 28.01.2011 E QUAIS AS ATIVIDADES QUE IRIAMOS FAZER NO ANO LETIVO.

REUNIÃO PET-CONEXÕES 2º

O 2º ENCONTRO DO GRUPO FOI NO DIA 22-12-10.


NESSE ENCONTRO HOUVE UMA CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA DO GRUPO PET/CONEXÕES (CIRANDA DA CIÊNCIA) E CONEXÕES DE SABERES.

REUNIÃO PET-CONEXÕES 1º

A 1ª REUNÃO DO PET FOI NO DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2010.


RELATOU-SE SOBRE OS DOCUMENTOS QUE DEVERIA TRAZER E ASSINAR O TERMO DE COMPROMISSO.