GRUPO 1
TUTOR: CLEITON LUÍS (PROFESSOR DE MATEMÁTICA; BOLSISTA DO PIBID 1 ANO E 6 MESES; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 8º PERÍODO - UFRPE)
__________________________________________________
QUESTIONÁRIO COM O TUTOR
- QUANTIDADE DE ALUNOS - 4
- QUANTIDADE DE DESISTÊNCIA - NENHUM
- O QUE LEVOU A PENSAR NESTE TEMA?
R= DISCUSSÃO DE LEVAR NOVAS PROPOSTAS PARA A SALA DE AULA ENVOLVENDO O COTIDIANO.
- O QUE MARCOU NO GRUPO, QUE LEVARÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL?
R=COMPANHEIRISMO DA EQUIPE E O TRABALHAR COM AS COISAS DO COTIDIANO.
- QUAL FOI A INTERAÇÃO DO GRUPO? R= SATISFATÓRIA
________________________________________________________
TEMA: VIVENDO E DESCOBRINDO OS DESAFIOS DA MATEMÁTICA
TUTOR: CLEITON LUÍS (PROFESSOR DE MATEMÁTICA; BOLSISTA DO PIBID 1 ANO E 6 MESES; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 8º PERÍODO - UFRPE)
__________________________________________________
QUESTIONÁRIO COM O TUTOR
- QUANTIDADE DE ALUNOS - 4
- QUANTIDADE DE DESISTÊNCIA - NENHUM
- O QUE LEVOU A PENSAR NESTE TEMA?
R= DISCUSSÃO DE LEVAR NOVAS PROPOSTAS PARA A SALA DE AULA ENVOLVENDO O COTIDIANO.
- O QUE MARCOU NO GRUPO, QUE LEVARÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL?
R=COMPANHEIRISMO DA EQUIPE E O TRABALHAR COM AS COISAS DO COTIDIANO.
- QUAL FOI A INTERAÇÃO DO GRUPO? R= SATISFATÓRIA
________________________________________________________
TEMA: VIVENDO E DESCOBRINDO OS DESAFIOS DA MATEMÁTICA
- MATEMÁTICA NO COTIDIANO
- CPF
- CALENDÁRIO PERMANENTE
- TABLÓIDES
- CONTA DE LUZ
MARINALVA GONÇALVES ( PROFª MATEMÁTICA ), ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA; TRABALHA 28 ANOS NA REDE PÚLICA; RESIDE EM OLINDA
ELIZANGELA RIBEIRO ( PEDAGOGA ), ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSOS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE PESSOAS; TRABALHA 10 ANOS NA REDE PÚBLICA 1º E 5º ANO; RESIDE EM OLINDA
ANA GLAUCIA ( PROFª PEDAGOGA ), TRABALHA 9 ANOS NA REDE PÚBLICA COM ALUNOS DE 1ª AO 5ª ANO; ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR.
VALTER RAMOS (PROF DE MATEMÁTICA), TRABALHA 6 ANOS NA REDE PÚBLICA (ENSINO MÉDIO); ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
______________________________
PONTOS POSITIVOS DO GRUPO:
- NOVAS DESCOBERTAS
- ESTRUTURA DO CURSO
- RECEPÇÃO ORGANIZADA
- TUTORES EXCELENTES
_____________________________
PONTOS NEGATIVOS DO GRUPO:
- SANITÁRIO
- REDUÇÃO DA BOLSA
- DESISTÊNCIA DE ALGUNS PROFISSIONAIS
________________________________
GRUPO 2
TUTORES: RAABE (PROFESSORA DE MATEMÁTICA; BOLSISTA DO PIBID 1 ANO E 6 MESES; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 8º PERÍODO - UFRPE)
JEFERSON (PROFESSOR DE MATEMÁTICA; NÃO É BOLSISTA; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 8º PERÍODO - UFRPE)
__________________________________________________
QUESTIONÁRIO COM O TUTOR
- QUANTIDADE DE ALUNOS - 4
- QUANTIDADE DE DESISTÊNCIA - 1 MIGROU PARA O GRUPO 4
- O QUE LEVOU A PENSAR NESTE TEMA?
R= NÃO SABE, PORQUE O MESMO CHEGOU ATRASADO E O TEMA JÁ SE ENCONTRAVA ESCOLHIDO PELOS DEMAIS INTEGRANTES DO GRUPO.
- O QUE MARCOU NO GRUPO, QUE LEVARÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL?
R= A IMPORTÂNCIA DO TEMA, DE LEVAR A MATEMÁTICA DO COTIDIANO PARA A SALA DE AULA.
- QUAL FOI A INTERAÇÃO DO GRUPO?
R= SATISFATÓRIA, PROFESSORES BASTANTE EMPENHADOS E CURIOSOS PARA DESVENDAR O TEMA ESCOLHIDO.
________________________________________________________
TEMA: O NÚMERO COMO FORMA DE IDENTIFICAÇÃO
- CÓDIGO DE BARRAS
- CÓDIGOS ALFA-NUMÉRICOS E NUMÉRICO
- CPF E OUTROS CÓDIGOS DE IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS E PRODUTOS
MISSILEIDE MARTINS (PROFª MAT.), RESIDE EM ITAMARACÁ, TRABALHA TRÊS ANOS NA ESCOLA PÚBLICA COM MATEMÁTICA DO 5ª AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO E FÍSICA NO 1º ANO. ESTAR CURSANDO ESPECIALIZAÇÃO EM :EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PRETENDE FAZER MESTRADO.
ROSILDA MARIA (PEDAGOGA), RESIDE EM OLINDA, TRABALHA NOVE ANOS NA ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO PRIMÁRIO.
OTACÍLIO BARBOSA ( PROFª MATEMÁTICA ),TRABALHA 10 ANOS NA REDE PÚLICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO;RESIDE EM PAULISTA
_____________________________
PONTOS POSITIVOS DO GRUPO:
- INTERAÇÃO DO GRUPO
- HABILIDADES COM OUTRAS ÁREAS
- NOVAS IDÉIAS, VONTADE DE DESCOBRIR COISAS NOVAS
- INTERPRETAÇÃO DO CÓDIGO DE BARRA
- O CURSO APRIMOROU OS CONHECIMENTOS
- O TEMA AJUDOU A APRIMORAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA UM CONHECIMENTO MAIS AMPLO SOBRE O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES.
_____________________________
PONTOS NEGATIVOS DO GRUPO:
- SANITÁRIO
- REDUÇÃO DA BOLSA
- DESISTÊNCIA DE ALGUNS PROFISSIONAIS
________________________________
GRUPO 3
TUTOR: FÁBIO RODRIGUES (PROFESSOR DE MATEMÁTICA; BOLSISTA DO PIBID 1 ANO E 6 MESES; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 8º PERÍODO - UFRPE)
_________________________________________________
QUESTIONÁRIO COM O TUTOR
- QUANTIDADE DE ALUNOS - 6
- QUANTIDADE DE DESISTÊNCIA - 2
- O QUE LEVOU A PENSAR NESTE TEMA?
R= PENSOU EM CALCULAR ÁREAS DE FIGURAS NAO MUITO COMUMENTE USADAS. COMO EXEMPLO: UMA FOLHA DE LICÔNEA (MEDIDA)
- O QUE MARCOU NO GRUPO, QUE LEVARÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL?
R=A PERSISTÊNCIA E O PROFISSIONALISMO DOS PROFESSORES QUE ESTÃO NO GRUPO
- QUAL FOI A INTERAÇÃO DO GRUPO?
R= SATISFATÓRIA COM OS FINALISTAS DO GRUPO.
________________________________________________________
TEMA: GEOMETRIA NO COTIDIANO
- COMO CALCULAR A ÁREA ESTIMADA DOS ELEMENTOS DA NATUREZA?
- ESTIMATIVA DE QUANTIDADE DE PESSOAS EM DETERMINADO EVENTO
HELEN AURELIANO (PROFª BIOL.), RESIDE EM RECIFE, TRABALHA QUATRO ANOS NA REDE ESTADUAL COM BIOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. ESTAR CURSANDO ESPECIALIZAÇÃO EM : GESTÃO AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA. PRETENDE FAZER MESTRADO.
EDITE JOVINA (PEDAGOGA), RESIDE EM PAULISTA, TRABALHA VINTE ANOS NA REDE MUNICIPAL NO ENSINO PRIMÁRIO (DO 1º AO 5º ANO); TRABALHA HÁ DOIS ANOS NO ESTADO NA 5ª E 6ª SÉRIE ENSINANDO DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR.
KELI CRISTINA ( PROFª BIOLOGIA ),TRABALHA 10 ANOS NA REDE ESTADUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO;RESIDE EM IGARASSU;ESPECIALIZAÇÃO EM OCEANOGRAFIA
SELMA MARIA ( PROFª QUÍMICA ),TRABALHA 20 ANOS NA REDE ESTADUAL NO ENSINO MÉDIO; RESIDE EM OLINDA; ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA; NÃO TEM MESTRADO
_____________________________
PONTOS POSITIVOS DO GRUPO:
- OPORTUNIDADE DE COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS
- PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
- OPORTUNIDADE E CONHECER PESSOAS NOVAS
- NOVAS TÉCNICAS DE LEVAR OS CONTEÚDOS PARA A SALA DE AULA
- TRAZER OS ALUNOS PARA CONHECER O ESPAÇO CIÊNCIAS
- MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL
____________________________
PONTOS NEGATIVOS DO GRUPO:
- SANITÁRIO
- REDUÇÃO DA BOLSA
- DESISTÊNCIA DE ALGUNS PROFISSIONAIS
- GANHAR ALIMENTAÇÃO
________________________________
GRUPO 4
TUTOR: ISABELLY CRISTINA (PROFESSORA DE MATEMÁTICA; NÃO É BOLSISTA; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 4º PERÍODO - UFRPE; )
_________________________________________________
QUESTIONÁRIO COM O TUTOR
- QUANTIDADE DE ALUNOS - 7
- QUANTIDADE DE DESISTÊNCIA - NENHUM
- O QUE LEVOU A PENSAR NESTE TEMA?
R= OS PROFESSORES QUERIAM LEVAR A REALIDADE QUE ELES VIVEM NA ESCOLA PÚBLICA UTILIZANDO A MATEMÁTICA.
- O QUE MARCOU NO GRUPO, QUE LEVARÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL?
R=COM UNIÃO E A DETERMINAÇÃO, PODEMOS MUDAR A REALIDADE DA EDUCAÇÃO EM GERAL, COM ÊNFASE NO BRASIL.
- QUAL FOI A INTERAÇÃO DO GRUPO?
R= SATISFATÓRIA
________________________________________________________
TEMA: OS NÚMEROS QUE NUTREM
- COMO TRANSFORMAR A MERENDA ESCOLAR EM NÚMEROS?
WELLINGTON GEMINO (PROFª MATEMÁTICA.), RESIDE EM JARDIM BRASIL/OLINDA, TRABALHA SEIS ANOS NA REDE PÚBLICA. TRABALHA COM O ENSINO FUNDAMENTAL, EJA E ENSINO MÉDIO INTEGRAL. ESPECIALIZAÇÃO EM: MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO. PRETENDE FAZER MESTRADO.
GEISA MACAMBIRA (PEDAGOGA), RESIDE EM OLINDA, TRABALHA VINTE E TRÊS ANOS NA REDE MUNICIPAL NO ENSINO PRIMÁRIO (DO 1º AO 5º ANO); ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DAS AMÉRICAS, PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL. MESTRADO EM CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO
DIONE MARIA ( PROFª BIOLOGIA),TRABALHA 8 ANOS NA REDE ESTADUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL; RESIDE EM OLINDA; ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
LANA CLÁUDIA ( PROFª PORTUGUÊS ),TRABALHA 10 ANOS NA REDE ESTADUAL NO FUNDAMENTAL E MÉDIO; RESIDE EM OLINDA; ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA; 2ª GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
EZIO FERREIRA ( PROF. MATEMÁTICA ), TRABALHA 6 ANOS NA REDE ESTADUAL NO FUNDAMENTAL E MÉDIO; RESIDE EM OLINDA; NÃO TEM ESPECIALIZAÇÃO; CURSOS EM FORMAÇÃO CONTINUADA; MÍDIAS NA EDUCAÇÃO; INTERNET NA SALA DE AULA; NOVOS TALENTOS DO ESPAÇO CIÊNCIAS; TUTOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
JACICLEIDE PAULINO ( PROFª MATEMÁTICA ),TRABALHA 5 ANOS NA REDE ESTADUAL NO FUNDAMENTAL E MÉDIO; RESIDE EM SANTA MARIA DA BOA VISTA; ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; NÃO TEM MESTRADO
PRISCILA DAMASCENA ( PEDAGOGA ),TRABALHA 1 ANO E 6 MESES NA REDE MUNICIPAL NO ENSINO PRIMÁRIO (POLIVALENTE); ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS; RESIDE EM PAULISTA; NÃO TEM MESTRADO
____________________________
PONTOS POSITIVOS DO GRUPO:
- TRABALHAR A MATEMÁTICA DE FORMA MAIS LÚDICA
- A CRIATIVIDADE DO GRUPO
- APRENDIZAGEM DE COMO MELHORAR O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL FACILITANDO ASSIM O CONHECIMENTO DOS ALUNOS
- PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
- UNIÃO
- MONITORES EXCELENTES
____________________________
PONTOS NEGATIVOS DO GRUPO:
- A DISTÂNCIA DO ESPAÇO CIÊNCIAS PARA A UFRPE
- ATRASO DA BOLSA
- REDUÇÃO DE BOLSA
- NÃO TEM OPÇÕES DE ÔNIBUS
- NÃO TEM ALIMENTAÇÃO
________________________________