Química Também se faz na Cozinha
Professor: Vagner
Alunos:Dário, Eliane, Gleice, Pedro João, Roberta e Viviane
Professor: Vagner
Alunos:Dário, Eliane, Gleice, Pedro João, Roberta e Viviane
Curso de férias do Espaço Ciências, realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE cujo tema trabalhado durante a semana, Química também se faz na cozinha coordenado pela professora Mônica Belian e ministrado pelo professor Vagner aos seis alunos sendo eles: Dário aluno do 1º ano científico, Viviane e Pedro João alunos do 3º ano, Eliane professora de Biologia, Gleice professora de Química e Roberta Maria monitora do PET/Conexões ciranda da ciência, todos são estudantes de origem popular.
O professor com pensamento idutivo (observação-teoria) lança hipóteses de desperta a curiosidade nos alunos para desvendar as perguntas levantadas pelo grupo como: Por que adicionar suco de limão evita escurecimento das frutas? Como é o processo do óleo virar em sabão? Então, através dessas suposições realizaram-se experimentos no laboratório partindo dos conhecimentos prévios e popular conhecido pelos alunos foi-se desvendado com a prática no laboratório a resposta para cada uma das perguntas.
O primeiro experimento realizado no laboratório foi utilizar dois kitassato mais uma mangueira entre eles para verificar os gás desprendido pela mangueira e chegando até a banana fazendo com que a mesma escurecer-se devido a grande quantidade de oxigênio liberado pela reação com o peróxido.
Segundo experimento foi com a solução com água, álcool e iodo a 2%, essa solução serve como indicador ácido-base. Com auxílio da conta-gotas colocou-se quatro gotas da tintura de iodo sobre uma fatia de batata inglesa, uma rodela banana e um pequeno pedaço de papel. Com isso, verificou-se que houve um escurecimento devido ao amido existente na banana e na batata. Já o papel contém celulose.
Amido (maisena) solúvel mais iodo fica azul. O indicador para amido é iodo.
Se quiser caracterizar amido em alimentos o que deve usar? TIntura de Iodo, se existir ficará azul.
Qual é a semelhança que a celulose (papel) tem com amido?
TIntura de Iodo para sensibilizar amido e carboidrato
Colocou suco de limão na água de amido.
O professor com pensamento idutivo (observação-teoria) lança hipóteses de desperta a curiosidade nos alunos para desvendar as perguntas levantadas pelo grupo como: Por que adicionar suco de limão evita escurecimento das frutas? Como é o processo do óleo virar em sabão? Então, através dessas suposições realizaram-se experimentos no laboratório partindo dos conhecimentos prévios e popular conhecido pelos alunos foi-se desvendado com a prática no laboratório a resposta para cada uma das perguntas.
O primeiro experimento realizado no laboratório foi utilizar dois kitassato mais uma mangueira entre eles para verificar os gás desprendido pela mangueira e chegando até a banana fazendo com que a mesma escurecer-se devido a grande quantidade de oxigênio liberado pela reação com o peróxido.
Segundo experimento foi com a solução com água, álcool e iodo a 2%, essa solução serve como indicador ácido-base. Com auxílio da conta-gotas colocou-se quatro gotas da tintura de iodo sobre uma fatia de batata inglesa, uma rodela banana e um pequeno pedaço de papel. Com isso, verificou-se que houve um escurecimento devido ao amido existente na banana e na batata. Já o papel contém celulose.
Amido (maisena) solúvel mais iodo fica azul. O indicador para amido é iodo.
Se quiser caracterizar amido em alimentos o que deve usar? TIntura de Iodo, se existir ficará azul.
Qual é a semelhança que a celulose (papel) tem com amido?
TIntura de Iodo para sensibilizar amido e carboidrato
Colocou suco de limão na água de amido.
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