terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA COM OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA NO CURSO DE FÉRIAS DO ESPAÇO CIÊNCIAS (REALIZADO NA UFRPE) 19.01.2011

GRUPO 1

TUTOR: CLEITON LUÍS (PROFESSOR DE MATEMÁTICA; BOLSISTA DO PIBID 1 ANO E 6 MESES; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 8º PERÍODO - UFRPE)

__________________________________________________
QUESTIONÁRIO COM O TUTOR

- QUANTIDADE DE ALUNOS - 4

- QUANTIDADE DE DESISTÊNCIA - NENHUM

- O QUE LEVOU A PENSAR NESTE TEMA?

R= DISCUSSÃO DE LEVAR NOVAS PROPOSTAS PARA A SALA DE AULA ENVOLVENDO O COTIDIANO.

- O QUE MARCOU NO GRUPO, QUE LEVARÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL?

R=COMPANHEIRISMO DA EQUIPE E O TRABALHAR COM AS COISAS DO COTIDIANO.

- QUAL FOI A INTERAÇÃO DO GRUPO? R= SATISFATÓRIA

________________________________________________________

TEMA: VIVENDO E DESCOBRINDO OS DESAFIOS DA MATEMÁTICA

  • MATEMÁTICA NO COTIDIANO
  • CPF
  • CALENDÁRIO PERMANENTE
  • TABLÓIDES
  • CONTA DE LUZ

MARINALVA GONÇALVES ( PROFª MATEMÁTICA ), ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA; TRABALHA 28 ANOS NA REDE PÚLICA; RESIDE EM OLINDA

ELIZANGELA RIBEIRO ( PEDAGOGA ), ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSOS EDUCACIONAIS E GESTÃO DE PESSOAS; TRABALHA 10 ANOS NA REDE PÚBLICA 1º E 5º ANO; RESIDE EM OLINDA

ANA GLAUCIA ( PROFª PEDAGOGA ), TRABALHA 9 ANOS NA REDE PÚBLICA COM ALUNOS DE 1ª AO 5ª ANO; ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR.


VALTER RAMOS (PROF DE MATEMÁTICA), TRABALHA 6 ANOS NA REDE PÚBLICA (ENSINO MÉDIO); ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
______________________________

PONTOS POSITIVOS DO GRUPO:

- NOVAS DESCOBERTAS

- ESTRUTURA DO CURSO

- RECEPÇÃO ORGANIZADA

- TUTORES EXCELENTES

_____________________________

PONTOS NEGATIVOS DO GRUPO:

- SANITÁRIO

- REDUÇÃO DA BOLSA

- DESISTÊNCIA DE ALGUNS PROFISSIONAIS

________________________________

GRUPO 2

TUTORES: RAABE (PROFESSORA DE MATEMÁTICA; BOLSISTA DO PIBID 1 ANO E 6 MESES; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 8º PERÍODO - UFRPE)

JEFERSON (PROFESSOR DE MATEMÁTICA; NÃO É BOLSISTA; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 8º PERÍODO - UFRPE)

__________________________________________________
QUESTIONÁRIO COM O TUTOR

- QUANTIDADE DE ALUNOS - 4

- QUANTIDADE DE DESISTÊNCIA - 1 MIGROU PARA O GRUPO 4

- O QUE LEVOU A PENSAR NESTE TEMA?

R= NÃO SABE, PORQUE O MESMO CHEGOU ATRASADO E O TEMA JÁ SE ENCONTRAVA ESCOLHIDO PELOS DEMAIS INTEGRANTES DO GRUPO.

- O QUE MARCOU NO GRUPO, QUE LEVARÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL?

R= A IMPORTÂNCIA DO TEMA, DE LEVAR A MATEMÁTICA DO COTIDIANO PARA A SALA DE AULA.

- QUAL FOI A INTERAÇÃO DO GRUPO?

R= SATISFATÓRIA, PROFESSORES BASTANTE EMPENHADOS E CURIOSOS PARA DESVENDAR O TEMA ESCOLHIDO.

________________________________________________________

TEMA: O NÚMERO COMO FORMA DE IDENTIFICAÇÃO

  • CÓDIGO DE BARRAS
  • CÓDIGOS ALFA-NUMÉRICOS E NUMÉRICO
  • CPF E OUTROS CÓDIGOS DE IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS E PRODUTOS

MISSILEIDE MARTINS (PROFª MAT.), RESIDE EM ITAMARACÁ, TRABALHA TRÊS ANOS NA ESCOLA PÚBLICA COM MATEMÁTICA DO 5ª AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO E FÍSICA NO 1º ANO. ESTAR CURSANDO ESPECIALIZAÇÃO EM :EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PRETENDE FAZER MESTRADO.


ROSILDA MARIA (PEDAGOGA), RESIDE EM OLINDA, TRABALHA NOVE ANOS NA ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO PRIMÁRIO.


OTACÍLIO BARBOSA ( PROFª MATEMÁTICA ),TRABALHA 10 ANOS NA REDE PÚLICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO;RESIDE EM PAULISTA

_____________________________

PONTOS POSITIVOS DO GRUPO:

- INTERAÇÃO DO GRUPO

- HABILIDADES COM OUTRAS ÁREAS

- NOVAS IDÉIAS, VONTADE DE DESCOBRIR COISAS NOVAS

- INTERPRETAÇÃO DO CÓDIGO DE BARRA

- O CURSO APRIMOROU OS CONHECIMENTOS

- O TEMA AJUDOU A APRIMORAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA UM CONHECIMENTO MAIS AMPLO SOBRE O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES.
_____________________________

PONTOS NEGATIVOS DO GRUPO:

- SANITÁRIO

- REDUÇÃO DA BOLSA

- DESISTÊNCIA DE ALGUNS PROFISSIONAIS

________________________________

GRUPO 3

TUTOR: FÁBIO RODRIGUES (PROFESSOR DE MATEMÁTICA; BOLSISTA DO PIBID 1 ANO E 6 MESES; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 8º PERÍODO - UFRPE)

_________________________________________________
QUESTIONÁRIO COM O TUTOR

- QUANTIDADE DE ALUNOS - 6

- QUANTIDADE DE DESISTÊNCIA - 2

- O QUE LEVOU A PENSAR NESTE TEMA?

R= PENSOU EM CALCULAR ÁREAS DE FIGURAS NAO MUITO COMUMENTE USADAS. COMO EXEMPLO: UMA FOLHA DE LICÔNEA (MEDIDA)

- O QUE MARCOU NO GRUPO, QUE LEVARÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL?

R=A PERSISTÊNCIA E O PROFISSIONALISMO DOS PROFESSORES QUE ESTÃO NO GRUPO

- QUAL FOI A INTERAÇÃO DO GRUPO?

R= SATISFATÓRIA COM OS FINALISTAS DO GRUPO.
________________________________________________________

TEMA: GEOMETRIA NO COTIDIANO

  • COMO CALCULAR A ÁREA ESTIMADA DOS ELEMENTOS DA NATUREZA?
  • ESTIMATIVA DE QUANTIDADE DE PESSOAS EM DETERMINADO EVENTO

HELEN AURELIANO (PROFª BIOL.), RESIDE EM RECIFE, TRABALHA QUATRO ANOS NA REDE ESTADUAL COM BIOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. ESTAR CURSANDO ESPECIALIZAÇÃO EM : GESTÃO AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA. PRETENDE FAZER MESTRADO.


EDITE JOVINA (PEDAGOGA), RESIDE EM PAULISTA, TRABALHA VINTE ANOS NA REDE MUNICIPAL NO ENSINO PRIMÁRIO (DO 1º AO 5º ANO); TRABALHA HÁ DOIS ANOS NO ESTADO NA 5ª E 6ª SÉRIE ENSINANDO DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR.


KELI CRISTINA ( PROFª BIOLOGIA ),TRABALHA 10 ANOS NA REDE ESTADUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO;RESIDE EM IGARASSU;ESPECIALIZAÇÃO EM OCEANOGRAFIA


SELMA MARIA ( PROFª QUÍMICA ),TRABALHA 20 ANOS NA REDE ESTADUAL NO ENSINO MÉDIO; RESIDE EM OLINDA; ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA; NÃO TEM MESTRADO
_____________________________

PONTOS POSITIVOS DO GRUPO:

- OPORTUNIDADE DE COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS

- PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

- OPORTUNIDADE E CONHECER PESSOAS NOVAS

- NOVAS TÉCNICAS DE LEVAR OS CONTEÚDOS PARA A SALA DE AULA

- TRAZER OS ALUNOS PARA CONHECER O ESPAÇO CIÊNCIAS

- MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL

____________________________

PONTOS NEGATIVOS DO GRUPO:

- SANITÁRIO

- REDUÇÃO DA BOLSA

- DESISTÊNCIA DE ALGUNS PROFISSIONAIS

- GANHAR ALIMENTAÇÃO

________________________________


GRUPO 4

TUTOR: ISABELLY CRISTINA (PROFESSORA DE MATEMÁTICA; NÃO É BOLSISTA; LICENCIANDO EM MATEMÁTICA - 4º PERÍODO - UFRPE; )

_________________________________________________
QUESTIONÁRIO COM O TUTOR

- QUANTIDADE DE ALUNOS - 7

- QUANTIDADE DE DESISTÊNCIA - NENHUM

- O QUE LEVOU A PENSAR NESTE TEMA?

R= OS PROFESSORES QUERIAM LEVAR A REALIDADE QUE ELES VIVEM NA ESCOLA PÚBLICA UTILIZANDO A MATEMÁTICA.

- O QUE MARCOU NO GRUPO, QUE LEVARÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL?

R=COM UNIÃO E A DETERMINAÇÃO, PODEMOS MUDAR A REALIDADE DA EDUCAÇÃO EM GERAL, COM ÊNFASE NO BRASIL.

- QUAL FOI A INTERAÇÃO DO GRUPO?

R= SATISFATÓRIA
________________________________________________________

TEMA: OS NÚMEROS QUE NUTREM

  • COMO TRANSFORMAR A MERENDA ESCOLAR EM NÚMEROS?

WELLINGTON GEMINO (PROFª MATEMÁTICA.), RESIDE EM JARDIM BRASIL/OLINDA, TRABALHA SEIS ANOS NA REDE PÚBLICA. TRABALHA COM O ENSINO FUNDAMENTAL, EJA E ENSINO MÉDIO INTEGRAL. ESPECIALIZAÇÃO EM: MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO. PRETENDE FAZER MESTRADO.


GEISA MACAMBIRA (PEDAGOGA), RESIDE EM OLINDA, TRABALHA VINTE E TRÊS ANOS NA REDE MUNICIPAL NO ENSINO PRIMÁRIO (DO 1º AO 5º ANO); ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DAS AMÉRICAS, PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL. MESTRADO EM CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO


DIONE MARIA ( PROFª BIOLOGIA),TRABALHA 8 ANOS NA REDE ESTADUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL; RESIDE EM OLINDA; ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA


LANA CLÁUDIA ( PROFª PORTUGUÊS ),TRABALHA 10 ANOS NA REDE ESTADUAL NO FUNDAMENTAL E MÉDIO; RESIDE EM OLINDA; ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA; 2ª GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA


EZIO FERREIRA ( PROF. MATEMÁTICA ), TRABALHA 6 ANOS NA REDE ESTADUAL NO FUNDAMENTAL E MÉDIO; RESIDE EM OLINDA; NÃO TEM ESPECIALIZAÇÃO; CURSOS EM FORMAÇÃO CONTINUADA; MÍDIAS NA EDUCAÇÃO; INTERNET NA SALA DE AULA; NOVOS TALENTOS DO ESPAÇO CIÊNCIAS; TUTOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


JACICLEIDE PAULINO ( PROFª MATEMÁTICA ),TRABALHA 5 ANOS NA REDE ESTADUAL NO FUNDAMENTAL E MÉDIO; RESIDE EM SANTA MARIA DA BOA VISTA; ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; NÃO TEM MESTRADO


PRISCILA DAMASCENA ( PEDAGOGA ),TRABALHA 1 ANO E 6 MESES NA REDE MUNICIPAL NO ENSINO PRIMÁRIO (POLIVALENTE); ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS; RESIDE EM PAULISTA; NÃO TEM MESTRADO

____________________________

PONTOS POSITIVOS DO GRUPO:

- TRABALHAR A MATEMÁTICA DE FORMA MAIS LÚDICA

- A CRIATIVIDADE DO GRUPO

- APRENDIZAGEM DE COMO MELHORAR O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL FACILITANDO ASSIM O CONHECIMENTO DOS ALUNOS

- PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

- UNIÃO

- MONITORES EXCELENTES

____________________________

PONTOS NEGATIVOS DO GRUPO:

- A DISTÂNCIA DO ESPAÇO CIÊNCIAS PARA A UFRPE

- ATRASO DA BOLSA

- REDUÇÃO DE BOLSA

- NÃO TEM OPÇÕES DE ÔNIBUS

- NÃO TEM ALIMENTAÇÃO

________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário