sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

1ª POSTAGEM NO MEU BLOG

PET 2011

1º reunião do PET foi em dezembro de 2010, para informar sobre o programa e as atividades que serão desenvolvidas nas escolas públicas.

2º reunião do PET 12/01/2011 onde foi abordado sobre as atividades que iriam ser desenvolvidas no mês de janeiro e o curso de férias no espaço ciências durante duas semanas, onde a primeira semana do curso seria direcionado para professores e a segunda para os alunos. Nessa reunião estavam todos bolsistas (7 alunos) e os dois tutores (Professor Micke e Carlos Miranda)

3º reunião 17/01/2011 na aula inaugural do curso de férias do Espaço Ciências. Esse curso tem o apoio da CAPES, FINEPE, UFRPE, UFPE e tutores. A palestra foi de física (tema: Astronomia)

Nessa palestra foi discutido:

- Há água e vida no sol

- Ensinar ciência fazendo ciência, levar esses conceitos para sala de aula

- Para se fazer pesquisa deve-se: fazer perguntas, ser um ouvinte crítico e duvidoso.

- Deve-se buscar e construir suas respostas

O palestrante usou uma metodologia diferente no ato da sua explicação. A maioria dos seus slides durante a explicação alguns questionamentos eram de verdade e outros de mentira. No final da sua apresentação ocorreu um debate para saber a opnião do público a respeito do que tinha sido visto. Depois de muita discussão, uma pessoa foi convencida pela mentira e os outros duvidavam. Após muita discussão o palestrante revelou seu segredo para a platéia dizendo o seguinte objetivo: foi feito um trote para chamar atenção dos alunos. Isso mostra que os alunos tem que tirar suas conclusões e não acreditar em tudo que o palestrante fala. O que o mesmo almeja são pessoas críticas, pessoas de pergunta, tira suas dúvidas.
Portanto, é bom dar um trote, porque tem aluno que se sente o dono do saber.
Em seguida foi feita uma dinâmica, ir lá fora e pegar uma [folha] para descrever tudo sobre a mesma no papel.

__________________________
18/01/2011

2º dia do curso, não fui porque tive que fazer uma prova do curso de verão.

___________________________
19/01/2011

O curso de química na cozinha se desfez, porque não teve pessoas o suficiente para iniciar o curso. Eu tive que migrar para o curso de matemática com a professora Márcia.
O curso de férias de matemática tem o objetivo de qualificar os professores da escola pública fazendo com que eles lancem o tema fazendo suas perguntas e posteriormente respondam, ou seja, os professores irão se desvendar. o horário do curso de férias foi de 8:00 às 12:00 e 13:00 às 16:00h.

Os temas inventados foram:

1) Vivendo e descobrindo os desafios da matemática

Tutor: Cleiton

Matemática no cotidiano

- CPF; TABLÓIDES; CALENDÁRIO; CONTA DE LUZ

2) O número como forma de identificação

Tutora: Raabe

- Código de barras; código alfa-numérico e numérico; cpf; outros códigos de identificação de pessoas e produtos.

3) Geometria no cotidiano

Tutor: Fábio

- Como calcular a área estimada dos elementos da natureza; estimativa da quantidade de pessoas em um determinado evento.

4) Os números que nutrem

Tutora: Isabelly

- Como transformar a merenda escolar em número

A pesquisa foi feita pela internet e pelo livro "A magia da matemática Ed. Moderna Iydio Pereira. Para o grupo 2, a página usada foi a de 88 e o site www.eanbrasil.org.br. O grupo 4 trabalhou regra de três simples e composta, grau e porcentagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário